Fundamental II

Veja quais são as nossas proposta pedagógicas

Metodologia

Geralmente, trabalhamos com aulas expositivas e recursos multimídia, nas quais temos como princípio a transmissão dos conhecimentos por intermédio da aula do professor. Estimulamos o jovem a aprender a partir das relações de interação estabelecidas entre eles e o meio em que estão inseridos, contribuindo, assim, para o seu desenvolvimento sócio–cognitivo.

Como o processo de ensino e aprendizagem não ocorrem somente dentro da sala de aula, proporcionamos aos alunos vivenciarem na prática o que aprenderam nos livros e nas aulas teóricas, portanto realizamos atividades extras, como aulas em campo, visitas a teatros, museus, feiras culturais, além de promover atividades de esportes, dança, feiras culturais, visando assim, atingir todas as áreas de aprendizagem.

A educação deve sempre estar voltada à construção significativa dos conhecimentos necessários para uma cidadania completa, como também deve abranger uma tomada de consciência sobre o futuro profissional e área do conhecimento que melhor se adapte.

Rotinas Escolares

UNIFORME ESCOLAR – O uso do uniforme oficial é indispensável para todos(as) os(as) alunos(as), devendo ser usado diariamente, exceto no dia da aula de recreação, quando o(a) aluno(a) deverá vir com o uniforme correspondente à prática esportiva.

Obs.: Usar sapatos pretos e meias brancas, não podem ter detalhes coloridos. Quando não for possível vir com o fardamento completo, justificar na agenda e o(a) aluno(a) deverá vir à paisana.

 

HORÁRIO DE ENTRADA – Acontece a acolhida às 7h para os alunos do turno da manhã e 13h para os alunos do turno da tarde. É importante ser pontual aos horários de entrada e saída. Adotamos a tolerância de 10 minutos de atraso, em casos extremamente justificáveis.

 

HORÁRIO DE SAÍDA – A 4ª aula terminará às 11h/17h; a 5ª aula às 11h50min e 17h50; e a 6ª aula às 12h40min e 18h40min, conforme o horário de cada turma.

Obs.: Atenção na pontualidade da saída.

 

ESTADO DE SAÚDE – Antes de encaminhar seu filho à escola, verifique se o mesmo está em boas condições de saúde (febre, enjôo ou dor) evitando que o aluno retorne para casa logo no início da aula. Em caso de falta, pedimos aos pais que informem à escola o motivo da ausência da criança. Em casos de doenças infecto contagiosas, a família deverá apresentar o atestado médico; Quando o aluno não estiver em condições de assistir aula por motivo de doença, entramos em contato imediato com os pais. Lembramos que a escola não pode fazer o manuseio de nenhum medicamento via oral, apenas a assepsia em caso de ferimentos;

 

CARIMBOS DE ADVERTÊNCIA – Aplicados na agenda quando o aluno deixa de apresentar tarefas completas, materiais didáticos, assinatura na agenda, uniforme diário, comportamento indevido, ou chegar atrasado à escola. Ao final de cada etapa, a coordenação fará uma revisão da agenda e se o (a) aluno (a) estiver em dia com as anotações diárias e sem carimbos de advertência, será concedido 1 (um) ponto para que o aluno possa atribuir a uma disciplina ao final de cada etapa.

Obs.: Diante de qualquer imprevisto, comunicar à coordenação.

 

AGENDA ESCOLAR – A agenda do aluno é o veículo de comunicação entre a Escola e a Família. Nela estão contidas as rotinas e outras informações importantes para a educação do(a) seu(sua) filho(a). Será preenchida pelo aluno em sala de aula e deve retornar assinada (de caneta azul ou preta), diariamente, pelos pais ou responsáveis. (Obs.: Não deve ser assinada por outras pessoas). É muito importante o acompanhamento dos pais nas tarefas diárias de seu(sua) filho(a).

 

TAREFAS – As tarefas domiciliares servem como um reforço diário do que é estudado em sala de aula, por isso devem estar sempre em dia. No entanto, o aluno só deverá trazê-las para a escola no dia da disciplina correspondente à tarefa. O acúmulo de tarefas pode se tornar um dos maiores obstáculos para a aprendizagem do aluno.

 

SAÍDA ANTECIPADA – Caso seja necessário sair com antecedência ou chegar atrasado, a coordenação deverá ser comunicada antecipadamente pelo responsável através de telefone ou na agenda.

 

APARELHOS ELETRÔNICOS – Recomendamos não trazer à Escola objetos que sejam alheios ao uso em sala de aula (eletrônicos, celulares, tablets e etc.) Informamos que o uso destes nas dependências da escola é de inteira responsabilidade do aluno. Não nos responsabilizaremos por eventuais danos ou perdas. Os objetos recolhidos por uso indevido nas dependências da escola serão encaminhados a Coordenação, onde a mesma devolverá somente aos Pais e/ou Responsáveis. 

 

AVALIAÇÕES – O processo avaliativo será dividido em quatro etapas ao longo do ano e em cada etapa os alunos terão três notas.

N1 – AVALIAÇÃO PARCIAL (avaliação teórica). 

N2 – NOTA DE AULA PRÁTICA: para as aulas práticas será atribuída uma nota individual por aluno e atividade, sempre dentro do conteúdo trabalhado na teoria (trabalhos, pesquisas, projetos, gincanas, debates, aula em campo, atividades de classe, entre outras atividades). As atividades serão definidas dentro da realidade ou necessidade de cada turma e de cada disciplina.

N3 – AVALIAÇÃO GLOBAL: será estilo ENEM, com questões objetivas. A NOTA SERÁ ATRIBUÍDA DE MANEIRA INDIVIDUAL PARA CADA DISCIPLINA.

• A média escolar mínima é 7,0 (sete).

 

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA – Estamos à disposição dos pais/responsáveis e dos alunos para que haja um elo entre Família e Escola. No caso de críticas, sugestões, elogios ou dúvidas procure à Coordenação ou a Direção da Escola. Assuntos pertinentes à Escola deverão ser tratados na Escola.

Nossas Atividades

FESTAS COMEMORATIVAS

Algumas datas comemorativas e temas importantes são trabalhados com nossos alunos através de homenagens em acolhidas, festas, reflexões e apresentações artísticas, onde os jovens têm a oportunidade de trabalhar a expressão de emoções e de estar em contato com outras formas de linguagem, realizando assim um aprendizado mais significativo. Por isso, estas comemorações têm destaque especial em nosso currículo. Dentre elas estão: Carnaval, Festa Junina, Dia das Mães e dos Pais e outros.

DATAS CÍVICAS E SOCIAIS

Dentro do nosso planejamento pedagógico trabalhamos ainda as datas que têm importância em nossa história e cultura e que precisam ser exploradas de maneira a estimular a criticidade e reflexão de nossos alunos. Exemplos: Campanha da Fraternidade, Descobrimento do Brasil, Páscoa, Independência do Brasil, Mês da Bíblia, dentre outros. Também temos o hábito de cantar o hino nacional e realizar o hasteamento da bandeira, fortalecendo em nossos(as) alunos(as) o sentimento de patriotismo.

AULAS EM CAMPO

De forma a fundamentar nosso currículo, trabalhamos com nossos alunos as Aulas em Campo. Elas agem como um facilitador da aprendizagem, enriquecendo a cultura geral e promovendo momentos inesquecíveis na vida de nossos(as) estudantes. As aulas consistem em visitas a diversos locais, proporcionando o contato direto com diferentes realidades culturais e geográficas, buscando com que o aluno aprenda através da vivência e da observação. O itinerário é escolhido de acordo com o conteúdo abordado em cada série. Eis algumas de nossas aulas:

*5º ano – Engenhoca Parque Ecoeducativo

*6º ano – Mini aulas: Museus / Estação de Tratamento da Água/ Exposições

*7º ano – Costa Leste (Aquiraz /Aracati)

*8º ano – Redenção / Baturité / Guaramiranga

JOGOS INTERCLASSE

Promovemos entre nossos(as) alunos(as) competições esportivas que visam trabalhar a concentração e a disciplina, proporcionando as crianças atividades físicas para uma vida mais saudável. Os campeonatos são organizados pelos professores de Educação Física e os vencedores recebem premiação. Através do esporte, os alunos a obediência às regras e também o estímulo à competição saudável.

PROJETOS CULTURAIS

Os projetos acontecem com a finalidade de fazer com que os alunos desenvolvam seu raciocínio a partir de situações cotidianas, envolvendo não só uma disciplina, mas todas no aspecto interdisciplinar. Este trabalho visa o entendimento global do mundo em que vivemos, aproximando o aluno cada vez mais da realidade em que vivem.

Serão trabalhadas atividades que sugerem o desenvolvimento cognitivo para determinados conteúdos propostos, sempre visando o desenvolvimento da curiosidade e o gosto de aprender, através da pesquisa. Para a realização dessas atividades, os alunos se dividem em equipes, sob a supervisão dos educadores.

BIBLIOTECA

O ambiente da Biblioteca é destinado ao estudo e à pesquisa, onde os alunos têm acesso a um vasto acervo. Desde cedo, estimulamos hábitos de leitura e escrita dentre os nossos jovens. A Biblioteca é refrigerada e dirigida por uma profissional graduada em Biblioteconomia.

PALESTRAS

Com o intuito de desenvolver a capacidade reflexiva e propiciar uma maior compreensão de nossas atitudes perante ao grupo social e para que possamos fazer considerações e ressignificar as relações, o Colégio Cônego oferece aos pais, professores e alunos palestras promovidas pelo SOEP – Serviço de Orientação Educacional e Psicológica, sob a coordenação das Psicólogas Escolares.

AULAS MULTIMÍDIAS

O Colégio Cônego busca aproximar-se e motivar seus alunos, tornar suas aulas mais dinâmicas, atraentes e de melhor assimilação. Nessa perspectiva, oferecemos no dia a dia de nossos alunos, uma sala com equipamentos de multimídia, propiciando uma maior interatividade e toda a flexibilidade de recursos disponíveis com o uso da tecnologia.

TURMAS OLÍMPICAS

O Colégio oferece aulas especiais preparatórias para Olimpíadas de Astronomia, Física, Informática, Matemática, Química e História aos alunos que desejam participar dessas competições, de âmbito estadual, nacional e até internacional. Essas aulas visam aprofundar as matérias e desenvolver o raciocínio lógico do aluno, através do estudo dos conceitos das disciplinas e da resolução de exercícios com alto grau de complexidade, nos moldes daqueles aplicados nas provas.

SOR – SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA

​O SOR foi implantado em dezembro de 2015 e tem como objetivo atuar em conjunto com as Coordenações Pedagógicas num trabalho de reflexão humana e religiosa com os alunos, pais, professores e demais colaboradores.

O setor promove uma educação baseada nos valores essenciais da vida humana (respeito, educação, diversidade e solidariedade), sendo alicerçados nos valores cristãos de modo equilibrado e ético na prática cotidiana. 

Ao longo do ano letivo trabalhamos com exposições temáticas e comemorações das datas religiosas para alcançar este objetivo. Dentre as nossas atividades podemos citar:

– Visitas nas salas de aula;

– Indicação de leitura de passagens bíblicas;

– Conversa informal, com grupos organizados pelos alunos, para reflexão de diversos temas, inclusive religiosos;

PROJETO LIDERANÇAS

Promove-se a eleição direta dos líderes em cada série, eles são o principal elo entre as turmas e o Colégio. O estudante escolhido pelos colegas para representá-los perante a direção e os demais setores da escola é responsável por administrar eventuais conflitos e deve estar permanentemente em diálogo com a turma. O líder se destaca e influencia o grupo, coordena, incentiva, cresce e coopera. Respeita os colegas, confia no seu grupo, é persistente, produtivo e tem espírito de justiça, respeitando as diversidades e promovendo o bem comum.

 

CAMPANHAS BENEFICENTES

O Colégio Cônego, com vivência em seus valores cristãos, acredita que crescer com responsabilidade, solidariedade e fraternidade é retornar para a sociedade um pouquinho daquilo que temos, por isso, em momentos oportunos, promovemos campanhas de arrecadação para beneficiar instituições de Fortaleza. Objetivamos sempre despertar em nossos alunos o espírito da solidariedade nas causas sociais.

Modalidades de ensino

O Colégio Cônego contribui para a educação de crianças e jovens com instrução de qualidade e formação humana cristã e para o fortalecimento do vínculo familiar, a fim de formar cidadãos socialmente ativos e conscientes de seus direitos e de suas responsabilidades