Educação Infantil

Veja quais são as nossas proposta pedagógicas

Metodologia

A Educação Infantil é um lugar privilegiado de desenvolvimento das potencialidades infantis. Um trabalho de qualidade para crianças pequenas exige ambientes aconchegantes, seguros, estimulantes, desafiadores, criativos, alegres e diversificados, onde as atividades elevem sua autoestima e agucem sua curiosidade inata. Nesta proposta, nossa escola desenvolve um trabalho diferenciado, reforçando o fato de que crianças que frequentam uma boa Educação Infantil obtêm melhores resultados em seu desempenho na passagem para o Fundamental I.

COMO DESENVOLVEMOS NOSSO TRABALHO

– Nosso trabalho é baseado em algumas vertentes pedagógicas, geralmente trabalhamos com aulas expositivas, nas quais temos como princípio a transmissão dos conhecimentos por intermédio da aula do professor. Outra metodologia é através de vivências, pelas quais a criança aprende a partir das relações de interação estabelecidas entre elas e o meio em que estão inseridas, contribuindo assim para o seu desenvolvimento sócio–cognitivo.

– Por intermédio do canto, da dança e do teatro, trabalhamos a expressão de emoções e contribuímos para que a criança tenha um melhor desempenho de aspectos, como a motricidade, a socialização, a concentração, o equilíbrio, o desenvolvimento da linguagem, dentre outros;

– Manuseio de diferentes materiais e participação de atividades diversificadas, como os circuitos de psicomotricidade (aulas de recreação semanais) e eventos extras, como aulas recreativas em campo;

– Contato com diferentes linguagens, como a fala, o gesto, a escrita, o desenho, os jogos, a dramatização, a mímica e os vídeos.

– Paralelamente às disciplinas de Matemática, Linguagem e Natureza e Sociedade, são desenvolvidas as Unidades de Integração, nas quais o aprendizado pode ser vivenciado a partir das acolhidas e fundamentado no decorrer da semana em sala de aula;

– São realizados também Projetos Interdisciplinares (projeto de leitura, culinária, artes etc.) que favorecem à criança o desenvolvimento progressivo de capacidades associadas às quatro competências linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.

– São desenvolvidas atividades recreativas com os alunos do Infantil II ao Infantil V. O intuito é proporcionar momentos lúdicos que trabalhem aspectos relacionados à psicomotricidade.

Rotinas Escolares

ACOLHIDAS – Acontece às 7h para os alunos do turno da manhã e 13h para os alunos do turno da tarde. É importante a presença da criança nas acolhidas para momento de socialização. Lembramos que a tolerância para a entrada será de 10min, ou seja, até 7h10min/ 13h10min. Portanto, solicitamos aos pais pontualidade;

SAÍDA ANTECIPADA – Caso seja necessária a saída do aluno em horário de aula, por favor, informar por telefone ou registrar na agenda. Vale frisar que nesses casos a saída será pela Portaria Principal (Rua Inácio Oriá, 470);

ESTADO DE SAÚDE – Antes de encaminhar seu filho à escola, verifique se o mesmo está em boas condições de saúde (febre, enjôo ou dor) evitando que o aluno retorne para casa logo no início da aula. Em caso de falta, pedimos aos pais que informem à escola o motivo da ausência da criança. Em casos de doenças infecto contagiosas, a família deverá apresentar o atestado médico; Quando o aluno não estiver em condições de assistir aula por motivo de doença, entramos em contato imediato com os pais. Lembramos que a escola não pode fazer o manuseio de nenhum medicamento via oral, apenas a assepsia em caso de ferimentos;

SALA DE ESPERA – A escola dispõe de uma sala para as crianças esperarem os pais após o término da aula, mas é interessante que não ultrapassem o horário de 11h50/ 17h50, pois a criança fica cansada, inquieta e pode se sentir insegura a respeito de sua permanência/saída na escola;

AGENDA ESCOLAR – A agenda do aluno é o veículo de comunicação entre a Escola e a Família. Nela estão contidas as rotinas e outras informações importantes para a educação do(a) seu(sua) filho(a). Será preenchida pela professora em sala de aula e deve retornar assinada (de caneta azul ou preta), diariamente, pelos pais ou responsáveis. (Obs.: Não deve ser assinada por outras pessoas). É muito importante o acompanhamento dos pais nas tarefas diárias de seu(sua) filho(a).

​BRINQUEDOS – Pedimos aos pais para não enviar brinquedo e/ou objetos de alto valor econômico ou sentimental. Brinquedos somente deverão ser enviados no dia em que a professora solicitar, para não correr o risco de atrapalhar a aula, pois não nos responsabilizaremos por eventuais danos ou perdas;

UNIFORME – Faz-se necessário o uso do fardamento completo diariamente:

Infantil II e III – short, camiseta e sandálias pretas.

Infantil IV e V – short, camiseta, sapatos pretos e meias brancas.

Obs.1: As meias não podem conter detalhes coloridos.

Obs.2: Quando não for possível vir com o fardamento completo, justificar na agenda e o(a) aluno(a) deverá vir à paisana.

BANHO DE BICA – Eventualmente realizamos em nossa escola um alegre banho de bica. As professoras informam o dia e os procedimentos através da agenda;

​TAREFAS – As tarefas domiciliares servem como um reforço diário do que é estudado em sala de aula, por isso devem estar sempre em dia;

​REUNIÃO ENTRE PAIS E ESCOLA – É a maneira mais eficaz de compreender as diversas situações da vida escolar de seu(sua) filho (a), por isso, sempre que solicitada, sua presença é indispensável;

​CONTATO COM OS PROFESSORES – É realizado nos encontros para entrega de boletins bimestrais. Caso haja necessidade urgente, será necessário marcar horário para atendimento com a Coordenação;

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA – Estamos à disposição dos pais/responsáveis e dos alunos para que haja um elo de comunicação entre Família e Escola. No caso de críticas, sugestões, elogios ou dúvidas procure à Coordenação ou a Direção da Escola. Assuntos pertinentes à Escola deverão ser tratados na Escola.

Nossas Atividades

FESTAS COMEMORATIVAS

Algumas datas comemorativas e temas importantes são trabalhados com nossos alunos através de homenagens, festas, reflexões e apresentações artísticas, onde as crianças têm a oportunidade de trabalhar a expressão de emoções e de estar em contato com outras formas de linguagem, realizando, assim, um aprendizado mais significativo. Por isso, estas comemorações têm destaque especial em nosso currículo. Dentre elas estão: Carnaval, Páscoa, Festa Junina, Dia das Mães e dos Pais, Dia das Crianças e o Natal.

DATAS CÍVICAS E SOCIAIS

Dentro do nosso currículo trabalhamos ainda as datas que têm importância em nossa história e que precisam ser exploradas de maneira a estimular a criticidade de nossos alunos. Exemplos: Dia do Índio, Descobrimento do Brasil, Dia do Livro, Independência do Brasil, Folclore, dentre outros.​

UNIDADES SEMANAIS

​Além das disciplinas do currículo, trabalhamos ainda com as Unidades de Integração, que abordam temas diversos, nos quais o aprendizado pode ser vivenciado a partir das acolhidas e fundamentado no decorrer da semana em sala de aula. Os temas são referentes à saúde, preservação da natureza, cuidados pessoais, dentre outros.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

​Nossa bibliotecária realiza um trabalho belíssimo de contação de histórias aos nossos alunos da Educação Infantil e Fundamental I. Geralmente elas ocorrem uma vez por mês, e as histórias são escolhidas de acordo com a faixa etária das crianças, e tratam de assuntos relevantes como valores, cultura e família.

No dia da contação, existe uma preparação toda especial. Nossa biblioteca ganha cenário, música, adereços e figurino. Tudo feito com muito carinho para encantar as nossas crianças e assim poder estimular o gosto pela leitura.​

ARTES

Valorizamos a criatividade e a imaginação de nossas crianças promovendo atividades bem diferentes e coloridas, que utilizem diversos tipos de materiais e que possibilitem explorar as habilidades artísticas dos(as) nossos(as) pequenos(as). Os trabalhos realizados podem ser enviados para casa, ou por vezes, apreciados em exposição aberta à visitação de pais e convidados.

LITERATURA INFANTIL

As crianças são convidadas a entrarem no mundo mágico das histórias infantis. Seja como ouvintes na Contação de Histórias, nas visitas à biblioteca ou como protagonistas em encenações. Elas embarcam no fantástico mundo da imaginação que só a leitura pode oferecer. Nossa Biblioteca é refrigerada e dirigida por uma profissional graduada em Biblioteconomia.

SOR – SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA

​O SOR foi implantado em dezembro de 2015 e tem como objetivo atuar em conjunto com as Coordenações Pedagógicas num trabalho de reflexão humana e religiosa com os alunos, pais, professores e demais colaboradores.

O setor promove uma educação baseada nos valores essenciais da vida humana (respeito, educação, diversidade e solidariedade), sendo alicerçados nos valores cristãos de modo equilibrado e ético na prática cotidiana.

Ao longo do ano letivo trabalhamos com exposições temáticas e comemorações das datas religiosas para alcançar este objetivo. Dentre as nossas atividades na Educação Infantil, podemos citar:

– Visitas nas salas de aula;

– Exercícios de pintura e de colagem referentes ao tema trabalhado na etapa;

– Conversa informal, de acordo com a linguagem infantil, para reflexão de temas religiosos;

PROJETOS INTERDISCIPLINARES

Ao longo do ano, trabalhamos com nossas turmas, diversos temas de nosso currículo, através de projetos. Desta forma, a aprendizagem passa a ser significativa, centrada nas relações, nos procedimentos e nas vivências. Projetos comumente realizados: Projeto da Campanha da Fraternidade, Projetos Literários, Histórias Bíblicas, dentre outros;

TEATRO

O teatro estimula a criança no seu desenvolvimento mental e psicológico, por essa razão, a escola sempre promove o contato com diferentes linguagens, como a fala, o gesto, a dramatização e a mímica. Também temos a prática de levar nossos alunos a espetáculos infantis em teatros locais.

​CAMPANHAS BENEFICENTES

O Colégio Cônego, com vivência em seus valores cristãos, acredita que crescer com responsabilidade, solidariedade e fraternidade é retornar para a sociedade um pouquinho daquilo que temos, por isso, em momentos oportunos, promovemos campanhas de arrecadação para beneficiar instituições de Fortaleza. Objetivamos sempre despertar em nossos alunos o espírito da solidariedade nas causas sociais.

Modalidades de ensino

O Colégio Cônego contribui para a educação de crianças e jovens com instrução de qualidade e formação humana cristã e para o fortalecimento do vínculo familiar, a fim de formar cidadãos socialmente ativos e conscientes de seus direitos e de suas responsabilidades