Fundamental I

Veja quais são as nossas proposta pedagógicas

Metodologia

Nosso trabalho é baseado em algumas vertentes pedagógicas, geralmente trabalhamos com aulas expositivas, nas quais temos como princípio a transmissão dos conhecimentos por intermédio da aula do professor. Outra metodologia é através de vivências, pelas quais a criança aprende a partir das relações de interação estabelecidas entre elas e o meio em que estão inseridas, contribuindo assim para o seu desenvolvimento sócio–cognitivo.

Manuseio de diferentes materiais, participação de atividades diversificadas e eventos extras, como aulas recreativas e em campo; Contato com diferentes linguagens, como a fala, o gesto, a escrita, o desenho, os jogos, a dramatização, a mímica e os vídeos.

São realizados também Projetos Interdisciplinares (projeto de leitura, teatrais, artes, feiras culturais e etc.) que favorecem à criança o desenvolvimento progressivo de capacidades associadas às quatro competências linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.

São desenvolvidas atividades recreativas com os alunos. O intuito é de proporcionar momentos lúdicos que trabalhem aspectos relacionados à psicomotricidade e expressão corporal. No dia da prática, os alunos deverão utilizar o uniforme de recreação.

Rotinas Escolares

UNIFORME ESCOLAR – O uso do uniforme oficial é indispensável para todos(as) os(as) alunos(as), devendo ser usado diariamente, exceto no dia da aula de recreação, quando o(a) aluno(a) deverá vir com o uniforme correspondente à prática esportiva.

Obs.1: Usar sapatos pretos e meias brancas, não podem ter detalhes coloridos.

Obs.2: Quando não for possível vir com o fardamento completo, justificar na agenda e o(a) aluno(a) deverá vir à paisana.

 

HORÁRIO – Acontece a acolhida às 7h para os alunos do turno da manhã e 13h para os alunos do turno da tarde. É importante ser pontual aos horários de entrada e saída. Adotamos a tolerância de 10 minutos de atraso, em casos extremamente justificáveis. Informamos que a 4ª aula termina às 11h/17h. Sugerimos não ultrapassar por muito tempo este horário de saída, pois a criança fica cansada, inquieta e pode se sentir insegura a respeito de sua permanência/saída na escola;

 

ESTADO DE SAÚDE – Antes de encaminhar seu filho à escola, verifique se o mesmo está em boas condições de saúde (febre, enjôo ou dor) evitando que o aluno retorne para casa logo no início da aula. Em caso de falta, pedimos aos pais que informem à escola o motivo da ausência da criança. Em casos de doenças infecto contagiosas, a família deverá apresentar o atestado médico; Quando o aluno não estiver em condições de assistir aula por motivo de doença, entramos em contato imediato com os pais. Lembramos que a escola não pode fazer o manuseio de nenhum medicamento via oral, apenas a assepsia em caso de ferimentos;

 

CARIMBOS DE ADVERTÊNCIA – Aplicados na agenda quando o aluno deixa de apresentar tarefas completas, materiais didáticos, assinatura na agenda, uniforme diário, comportamento indevido, ou chegar atrasado à escola. Ao final de cada etapa, as professoras farão uma revisão da agenda e se o (a) aluno (a) estiver em dia com as anotações diárias e sem carimbos de advertência, será concedido 1 (um) ponto para que o aluno possa atribuir a uma disciplina ao final de cada etapa.

Obs.: Diante de qualquer imprevisto, comunicar à professora ou à coordenação.

 

AGENDA ESCOLAR – A agenda do aluno é o veículo de comunicação entre a Escola e a Família. Nela estão contidas as rotinas e outras informações importantes para a educação do(a) seu(sua) filho(a). Será preenchida pelo aluno em sala de aula e deve retornar assinada (de caneta azul ou preta), diariamente, pelos pais ou responsáveis. (Obs.: Não deve ser assinada por outras pessoas). É muito importante o acompanhamento dos pais nas tarefas diárias de seu(sua) filho(a).

 

TAREFAS – As tarefas domiciliares servem como um reforço diário do que é estudado em sala de aula, por isso devem estar sempre em dia. No entanto, o aluno só deverá trazê-las para a escola no dia da disciplina correspondente à tarefa.

 

SAÍDA ANTECIPADA – Caso seja necessário sair com antecedência ou chegar atrasado, a coordenação deverá ser comunicada antecipadamente pelo responsável através de telefone ou na agenda.

 

APARELHOS ELETRÔNICOS – Recomendamos não trazer à Escola objetos que sejam alheios ao uso em sala de aula (eletrônicos, brinquedos de alto valor, celulares, tablets e etc.). Informamos que o uso destes nas dependências da escola é de inteira responsabilidade do aluno. Não nos responsabilizaremos por eventuais danos ou perdas. Os objetos recolhidos por uso indevido nas dependências da escola serão encaminhados a Coordenação, onde a mesma devolverá somente aos Pais e/ou Responsáveis. 

 

AVALIAÇÕES

São realizadas por etapa, sendo divididas em notas parciais e globais;

​• O roteiro de estudos será entregue com uma semana de antecedência as provas.

• A média escolar mínima é 7,0 (sete).

• A nota de avaliação parcial poderá ser em forma de trabalhos, pesquisas, projetos ou avaliação escrita (prova).

 

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA – Estamos à disposição dos pais/responsáveis e dos alunos para que haja um elo entre Família e Escola. No caso de críticas, sugestões, elogios ou dúvidas procure à Coordenação ou a Direção da Escola. Assuntos pertinentes à Escola deverão ser tratados na Escola.

Nossas Atividades

FESTAS COMEMORATIVAS

Algumas datas comemorativas e temas importantes são trabalhados com nossos alunos através de homenagens, festas, reflexões e apresentações artísticas, onde as crianças têm a oportunidade de trabalhar a expressão de emoções e de estar em contato com outras formas de linguagem, realizando assim um aprendizado mais significativo. Por isso, estas comemorações têm destaque especial em nosso currículo. Dentre elas estão: Carnaval, Páscoa, Festa Junina, Dia das Mães e dos Pais, Dia das Crianças e o Natal.

DATAS CÍVICAS E SOCIAIS

Dentro do nosso currículo trabalhamos ainda as datas que têm importância em nossa história e que precisam ser exploradas de maneira a estimular a criticidade de nossos alunos. Exemplos: Dia do Índio, Descobrimento do Brasil, Dia do Livro, Independência do Brasil, Folclore, dentre outros. Também temos o hábito de cantar o hino nacional e realizar o hasteamento da bandeira, fortalecendo em nossos(as) alunos(as) o sentimento de patriotismo.

AULAS EM CAMPO

De forma a fundamentar nosso currículo, trabalhamos com nossos alunos as Aulas em Campo, elas agem como um facilitador da aprendizagem, enriquecendo a cultura geral e promovendo momentos inesquecíveis na vida de nossos(as) estudantes. As aulas consistem em visitas a diversos locais, proporcionando o contato direto com diferentes realidades culturais e geográficas, buscando com que o aluno aprenda através da vivência e da observação. O itinerário é escolhido de acordo com o conteúdo abordado em cada série. Eis algumas de nossas aulas:

*1º ano – Os alunos são levados para espetáculos em teatros locais.

*2º ano – Visita ao Planetário

*3º ano – City Tour – Projeto “Conhecendo Fortaleza”

*4º ano – Visita à aldeias indígenas

JOGOS INTERCLASSE

Promovemos entre nossos(as) alunos(as) competições esportivas que visam trabalhar a concentração e a disciplina, proporcionando as crianças atividades físicas para uma vida mais saudável. Os campeonatos são organizados pela Coordenação Pedagógica e pelas professoras, com o apoio da Coordenação de Esportes. Os vencedores recebem premiação. Através do esporte, os alunos trabalham também a obediência às regras e o estímulo à competição saudável.

PROJETOS INTERDISCIPLINARES

Ao longo do ano, trabalhamos com nossas turmas, diversos temas de nosso currículo, através de projetos. Desta forma, a aprendizagem passa a ser significativa, centrada nas relações, nos procedimentos e nas vivências. Projetos comumente realizados: Projeto da Campanha da Fraternidade, Feira Cultural, Projetos Literários, Ciranda de leitura, dentre outros.

BIBLIOTECA INFANTIL

As crianças são convidadas a entrarem no mundo mágico das histórias infantis. Seja como ouvintes, na Contação de Histórias, nas visitas à biblioteca ou como protagonistas das encenações, elas embarcam no fantástico mundo da imaginação que só a leitura pode oferecer.

Dentre nossas atividades também temos uma espécie de biblioteca itinerante em cada salas de aula. Em momentos oportunos, nossos alunos tem acesso à histórias e brincadeiras em seu cotidiano. Nossa Biblioteca principal é refrigerada e dirigida por uma profissional graduada em Biblioteconomia.

SOR – SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA

O SOR foi implantado em dezembro de 2015 e tem como objetivo atuar em conjunto com as Coordenações Pedagógicas num trabalho de reflexão humana e religiosa com os alunos, pais, professores e demais colaboradores.

O setor promove uma educação baseada nos valores essenciais da vida humana (respeito, educação, diversidade e solidariedade), sendo alicerçados nos valores cristãos de modo equilibrado e ético na prática cotidiana. 

Ao longo do ano letivo trabalhamos com exposições temáticas e comemorações das datas religiosas para alcançar este objetivo. Dentre as nossas atividades no Ensino Fundamental, podemos citar:

– Visitas nas salas de aula;

– Leitura de passagens bíblicas referentes ao tema trabalhado na etapa;

– Conversa informal, de acordo com a linguagem infantil, para reflexão de temas religiosos;

– Exibição de vídeos;

FEIRA CULTURAL

A Feira de Cultural é um evento que reúne grupos do 4º e 5º ano, onde eles abordam temas interdisciplinares, realizam experimentos, explicam ou demonstram alguma lei ou teoria. Além de ensinar para os visitantes, os alunos também aprendem de forma prática, propiciando assim um melhor entendimento do conteúdo.

CAMPANHAS BENEFICENTES

O Colégio Cônego, com vivência em seus valores cristãos, acredita que crescer com responsabilidade, solidariedade e fraternidade é retornar para a sociedade um pouquinho daquilo que temos, por isso, em momentos oportunos, promovemos campanhas de arrecadação para beneficiar instituições de Fortaleza. Objetivamos sempre despertar em nossos alunos o espírito da solidariedade nas causas sociais.

Modalidades de ensino

O Colégio Cônego contribui para a educação de crianças e jovens com instrução de qualidade e formação humana cristã e para o fortalecimento do vínculo familiar, a fim de formar cidadãos socialmente ativos e conscientes de seus direitos e de suas responsabilidades