Ensino Médio
Veja quais são as nossas proposta pedagógicas
Metodologia
O trabalho realizado em sala de aula se constitui de aulas expositivas, com recursos multimídia, nas quais temos como princípio a transmissão dos conhecimentos por intermédio da aula do professor. Como o processo de ensino e aprendizagem não ocorrem somente dentro da sala de aula, proporcionamos aos alunos vivenciarem na prática o que aprenderam nos livros e nas aulas teóricas, portanto, realizamos atividades extras, como aulas em campo, visitas a teatros, museus, feiras culturais, além de promover atividades esportivas, visando assim, atingir todas as áreas de aprendizagem. Estimulamos o jovem a aprende a partir das relações de interação estabelecidas entre eles e o meio em que estão inseridos, contribuindo assim para o seu desenvolvimento sócio–cognitivo.
Nosso trabalho está voltado para oferecer suporte integral ao estudante nessa etapa decisiva em seus estudos. A proposta educacional do Ensino Médio visa dar continuidade aos níveis de ensino anteriores, mas também, tem a finalidade de fundamentar e ampliar, cientificamente, os conteúdos que envolvem as mudanças, e responsabilidades que este último estágio escolar acarreta, por isso, nossa maior preocupação é oferecer um ambiente educacional no qual o estudo seja a alavanca motivadora na busca pelo sucesso no ENEM e ingresso nas melhores instituições de ensino superior do país.
Rotinas Escolares
UNIFORME ESCOLAR – O uso do uniforme oficial é indispensável para todos(as) os(as) alunos(as), devendo ser usado diariamente exceto no dia da aula de recreação, quando o(a) aluno(a) deverá vir com o uniforme correspondente à prática esportiva.
Obs.: Usar sapatos pretos e meias brancas. As meias não podem ter detalhes coloridos. Quando não for possível vir com o fardamento completo, justificar na agenda e o(a) aluno(a) deverá vir à paisana.
HORÁRIO DE ENTRADA – O início da aula acontece às 7h para os alunos do turno da manhã e 13h para os alunos do turno da tarde. É importante ser pontual aos horários de entrada e saída. Adotamos a tolerância de 10 minutos de atraso, em casos extremamente justificáveis.
HORÁRIO DE SAÍDA – A 4ª aula terminará às 11h/17h / 5ª aula às 11h50 e 17h50 e 6ª aula às 12h40 e 17h40, conforme o horário de cada turma.
Obs.: Atenção na pontualidade da saída.
ESTADO DE SAÚDE – Antes de encaminhar seu filho à escola, verifique se o mesmo está em boas condições de saúde (febre, enjoo ou dor) evitando que o aluno retorne para casa logo no início da aula. Em caso de falta, pedimos aos pais que informem à escola o motivo da ausência do(a) aluno(a). Em casos de doenças infectocontagiosas, a família deverá apresentar o atestado médico; Quando o aluno não estiver em condições de assistir aula por motivo de doença, entramos em contato imediato com os pais. Lembramos que a escola não pode fazer o manuseio de nenhum medicamento via oral, apenas a assepsia em caso de ferimentos;
AGENDA ESCOLAR – A agenda do aluno é o veículo de comunicação entre a Escola e a Família. Nela estão contidas as rotinas e outras informações importantes para a educação do(a) seu(sua) filho(a). Será preenchida pelo aluno em sala de aula e deve retornar assinada (de caneta azul ou preta), diariamente, pelos pais ou responsáveis. (Obs.: Não deve ser assinada por outras pessoas). É muito importante o acompanhamento dos pais nas tarefas diárias de seu (sua) filho (a), inclusive para os alunos do 3º Ano.
CARIMBOS DE ADVERTÊNCIA – Aplicados na agenda quando o aluno deixa de apresentar tarefas completas, materiais didáticos, assinatura na agenda, uniforme diário, comportamento indevido, ou chega atrasado à escola. Ao final de cada etapa, a coordenação fará uma revisão da agenda e se o (a) aluno (a) estiver em dia com as anotações diárias e sem carimbos de advertência, será concedido 1 (um) ponto para que o aluno possa atribuir a uma disciplina ao final de cada etapa.
TAREFAS – As tarefas domiciliares servem como um reforço diário do que é estudado em sala de aula, por isso devem estar sempre em dia. No entanto, o aluno só deverá trazê-las para a escola no dia da disciplina correspondente à tarefa. O acúmulo de tarefas pode se tornar um dos maiores obstáculos para a aprendizagem do aluno.
AVALIAÇÕES
Alunos do 1º e 2° ano – O processo avaliativo será dividido em quatro etapas ao longo do ano e em cada etapa os alunos terão três notas.
N1 – AVALIAÇÃO PARCIAL (avaliação teórica). Estas avaliações acontecerão aos SÁBADO, turno manhã, seguindo calendário organizado pela Coordenação.
N2 – NOTA DE AULA PRÁTICA: para as aulas práticas, será atribuída uma nota individual por aluno e atividade, sempre dentro do conteúdo trabalhado na teoria (trabalhos, pesquisas, projetos, gincanas, debates, aula em campo, atividades de classe, entre outras atividades). As atividades serão definidas dentro da realidade ou necessidade de cada turma e de cada disciplina.
N3 – AVALIAÇÃO GLOBAL: será estilo ENEM, com questões objetivas. A NOTA SERÁ ATRIBUÍDA DE MANEIRA INDIVIDUAL PARA CADA DISCIPLINA.
Alunos do 3º ano – o processo avaliativo é realizado através de simulados estilo ENEM, UECE, UNIFOR e outros, periodicamente.
• A média escolar mínima é 7,0 (sete).
SAÍDA ANTECIPADA – Caso seja necessário sair com antecedência ou chegar atrasado, a coordenação deverá ser comunicada antecipadamente pelo responsável através de telefone ou na agenda.
APARELHOS ELETRÔNICOS – Recomendamos não trazer à Escola objetos que sejam alheios ao uso em sala de aula (eletrônicos, celulares, tablets e etc.). Informamos que o uso destes nas dependências da escola é de inteira responsabilidade do aluno. Não nos responsabilizaremos por eventuais danos ou perdas. Os objetos recolhidos por uso indevido nas dependências da escola serão encaminhados a Coordenação, onde a mesma devolverá somente aos Pais e/ou Responsáveis;
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA – Estamos à disposição dos pais/ responsáveis e dos alunos para que haja um elo entre Família e Escola. No caso de críticas, sugestões, elogios ou dúvidas procure à Coordenação ou a Direção da Escola. Assuntos pertinentes à Escola deverão ser tratados na Escola.
Nossas Atividades
DATAS CÍVICAS E SOCIAIS
Dentro do nosso planejamento pedagógico trabalhamos ainda as datas que têm importância em nossa história e cultura e que precisam ser exploradas de maneira a estimular a criticidade e reflexão de nossos alunos. Exemplos: Campanha da Fraternidade, Páscoa, Mês da Bíblia, dentre outros. Também temos o hábito de cantar o hino nacional e realizar o hasteamento da bandeira, fortalecendo em nossos(as) alunos(as) o sentimento de patriotismo.
AULAS EM CAMPO
De forma a fundamentar nosso currículo, trabalhamos com nossos alunos as Aulas em Campo, elas agem como um facilitador da aprendizagem, enriquecendo a cultura geral e promovendo momentos inesquecíveis na vida de nossos(as) estudantes. As aulas consistem em visitas a diversos locais, proporcionando o contato direto com diferentes realidades culturais e geográficas, buscando com que o aluno aprenda através da vivência e da observação. O itinerário é escolhido de acordo com o conteúdo abordado em cada série.
*9º ano – Viagem de término de curso (Natal – Rio Grande do Norte).
*1º, 2º e 3º Ano – o itinerário é escolhido ao longo do ano letivo.
JOGOS INTERCLASSE
Promovemos entre nossos(as) alunos(as) competições esportivas que visam trabalhar a concentração e a disciplina, proporcionando aos jovens atividades físicas para uma vida mais saudável. Os campeonatos são organizados pelos professores e coordenadores de Educação Física e os vencedores recebem premiação. Através do esporte, os alunos trabalham ainda a obediência às regras e também são estimulamos à competição saudável.
PROJETOS CULTURAIS
Os projetos acontecem com a finalidade de fazer com que os alunos desenvolvam seu raciocínio a partir de situações cotidianas, envolvendo não só uma disciplina, mas todas no aspecto interdisciplinar. Este trabalho visa o entendimento global do mundo em que vivemos, aproximando o aluno cada vez mais da realidade em que vivem.
Serão trabalhadas atividades que sugerem o desenvolvimento cognitivo para determinados conteúdos propostos, sempre visando o desenvolvimento da curiosidade e o gosto de aprender, através da pesquisa. Para a realização dessas atividades, os alunos se dividem em equipes, sob a supervisão dos educadores.
BIBLIOTECA
O ambiente da Biblioteca é destinado ao estudo e à pesquisa, onde os alunos têm acesso a um vasto acervo. Desde cedo, estimulamos hábitos de leitura e escrita dentre os nossos jovens. A Biblioteca é refrigerada e dirigida por uma profissional graduada em Biblioteconomia.
PALESTRAS
Com o intuito de desenvolver a capacidade reflexiva e propiciar uma maior compreensão de nossas atitudes perante ao grupo social e para que possamos fazer considerações e ressignificar as relações, o Colégio Cônego oferece aos pais, professores e alunos do Ensino Médio palestras promovidas pela orientação do SOEP – Serviço de Orientação Educacional e Psicológica, sob a coordenação das Psicólogas Escolares.
AULAS MULTIMÍDIAS
O Colégio Cônego busca aproximar-se e motivar seus alunos, tornar suas aulas mais dinâmicas, atraentes e de melhor assimilação. Nessa perspectiva, oferecemos no dia a dia de nossos alunos, uma sala com equipamentos de multimídia, propiciando uma maior interatividade e toda a flexibilidade de recursos disponíveis com o uso da tecnologia.
MATERIAL DIDÁTICO
Implantamos no Ensino Médio nosso próprio material didático, elaborado por nossa equipe pedagógica e disponibilizado em sistema de apostila aos nossos alunos. Optamos por este formato porque o material produzido pelos nossos professores contempla melhor o programa de cada série e disciplina que trabalharemos durante este ano. O material apostilado pode ser adquirido na Loja da Escola.
TURMAS OLÍMPICAS
O colégio oferece aulas especiais preparatórias para Olimpíadas de Astronomia, Física, Informática, Matemática, Química e História aos alunos que desejam participar dessas competições, de âmbito estadual, nacional e até internacional. Essas aulas visam aprofundar as matérias e desenvolver o raciocínio lógico do aluno, através do estudo dos conceitos das disciplinas e da resolução de exercícios com alto grau de complexidade, nos moldes daqueles aplicados nas provas.
PROJETO LIDERANÇAS
Promove-se a eleição direta dos líderes em cada série, eles são o principal elo entre as turmas e o Colégio. O estudante escolhido pelos colegas para representá-los perante a direção e os demais setores da escola é responsável por administrar eventuais conflitos e deve estar permanentemente em diálogo com a turma. O líder se destaca e influencia o grupo, coordena, incentiva, cresce e coopera, respeita os colegas, confia no seu grupo, é persistente, produtivo e tem espírito de justiça, respeitando as diversidades e promovendo o bem comum.
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
A Orientação Profissional surge na escola para facilitar esse momento de escolha do jovem, auxiliando-o a compreender sua situação de vida, na qual estão inclusos aspectos pessoais, familiares e sociais. É a partir dessa compreensão, que ele terá condições de realizar uma escolha madura, afinal, essa escolha definirá seu projeto de vida.
O SOEP (Serviço de Orientação Educacional e Psicológica) desenvolve a Orientação Profissional com as turmas do Ensino Médio (1º ao 3º Ano). São encontros semanais, que trabalham atividades e conceitos para facilitar que o próprio jovem descubra qual caminho quer seguir.
SOR – SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA
O SOR foi implantado em dezembro de 2015 e tem como objetivo atuar em conjunto com as Coordenações Pedagógicas num trabalho de reflexão humana e religiosa com os alunos, pais, professores e demais colaboradores.
O setor promove uma educação baseada nos valores essenciais da vida humana (respeito, educação, diversidade e solidariedade), sendo alicerçados nos valores cristãos de modo equilibrado e ético na prática cotidiana.
Ao longo do ano letivo trabalhamos com exposições temáticas e comemorações das datas religiosas para alcançar este objetivo. Dentre as nossas atividades podemos citar:
– Visitas nas salas de aula;
– Indicação de leitura de passagens bíblicas;
– Conversa informal, com grupos organizados pelos alunos, para reflexão de diversos temas, inclusive religiosos;
CAMPANHAS BENEFICENTES
O Colégio Cônego, com vivência em seus valores cristãos, acredita que crescer com responsabilidade, solidariedade e fraternidade é retornar para a sociedade um pouquinho daquilo que temos, por isso, em momentos oportunos, promovemos campanhas de arrecadação para beneficiar instituições de Fortaleza. Objetivamos sempre despertar em nossos alunos o espírito da solidariedade nas causas sociais.
PREPARAÇÃO PARA O ENEM
A preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio é feita de forma sistemática a partir do 6º ano do Ensino Fundamental. Nossas aulas e avaliações são realizadas nos formatos adotados pelo ENEM. Desta forma, nossos alunos passam por um longo processo de adaptação e preparação e ao chegar no Ensino Médio fundamentam o trabalho realizado nos anos anteriores através das provas e simulados.