Educação Infantil
Veja quais são as nossas proposta pedagógicas
Metodologia
A Educação Infantil é um lugar privilegiado de desenvolvimento das potencialidades infantis. Um trabalho de qualidade para crianças pequenas exige ambientes aconchegantes, seguros, estimulantes, desafiadores, criativos, alegres e diversificados, onde as atividades elevem sua autoestima e agucem sua curiosidade inata. Nesta proposta, nossa escola desenvolve um trabalho diferenciado, reforçando o fato de que crianças que frequentam uma boa Educação Infantil obtêm melhores resultados em seu desempenho na passagem para o Fundamental I.
COMO DESENVOLVEMOS NOSSO TRABALHO
– Nosso trabalho é baseado em algumas vertentes pedagógicas, geralmente trabalhamos com aulas expositivas, nas quais temos como princípio a transmissão dos conhecimentos por intermédio da aula do professor. Outra metodologia é através de vivências, pelas quais a criança aprende a partir das relações de interação estabelecidas entre elas e o meio em que estão inseridas, contribuindo assim para o seu desenvolvimento sócio–cognitivo.
– Por intermédio do canto, da dança e do teatro, trabalhamos a expressão de emoções e contribuímos para que a criança tenha um melhor desempenho de aspectos, como a motricidade, a socialização, a concentração, o equilíbrio, o desenvolvimento da linguagem, dentre outros;
– Manuseio de diferentes materiais e participação de atividades diversificadas, como os circuitos de psicomotricidade (aulas de recreação semanais) e eventos extras, como aulas recreativas em campo;
– Contato com diferentes linguagens, como a fala, o gesto, a escrita, o desenho, os jogos, a dramatização, a mímica e os vídeos.
– Paralelamente às disciplinas de Matemática, Linguagem e Natureza e Sociedade, são desenvolvidas as Unidades de Integração, nas quais o aprendizado pode ser vivenciado a partir das acolhidas e fundamentado no decorrer da semana em sala de aula;
– São realizados também Projetos Interdisciplinares (projeto de leitura, culinária, artes etc.) que favorecem à criança o desenvolvimento progressivo de capacidades associadas às quatro competências linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.
– São desenvolvidas atividades recreativas com os alunos do Infantil II ao Infantil V. O intuito é proporcionar momentos lúdicos que trabalhem aspectos relacionados à psicomotricidade.
Rotinas Escolares
ACOLHIDAS – Acontece às 7h para os alunos do turno da manhã e 13h para os alunos do turno da tarde. É importante a presença da criança nas acolhidas para momento de socialização. Lembramos que a tolerância para a entrada será de 10min, ou seja, até 7h10min/ 13h10min. Portanto, solicitamos aos pais pontualidade;
SAÍDA ANTECIPADA – Caso seja necessária a saída do aluno em horário de aula, por favor, informar por telefone ou registrar na agenda. Vale frisar que nesses casos a saída será pela Portaria Principal (Rua Inácio Oriá, 470);
ESTADO DE SAÚDE – Antes de encaminhar seu filho à escola, verifique se o mesmo está em boas condições de saúde (febre, enjôo ou dor) evitando que o aluno retorne para casa logo no início da aula. Em caso de falta, pedimos aos pais que informem à escola o motivo da ausência da criança. Em casos de doenças infecto contagiosas, a família deverá apresentar o atestado médico; Quando o aluno não estiver em condições de assistir aula por motivo de doença, entramos em contato imediato com os pais. Lembramos que a escola não pode fazer o manuseio de nenhum medicamento via oral, apenas a assepsia em caso de ferimentos;
SALA DE ESPERA – A escola dispõe de uma sala para as crianças esperarem os pais após o término da aula, mas é interessante que não ultrapassem o horário de 11h50/ 17h50, pois a criança fica cansada, inquieta e pode se sentir insegura a respeito de sua permanência/saída na escola;
AGENDA ESCOLAR – A agenda do aluno é o veículo de comunicação entre a Escola e a Família. Nela estão contidas as rotinas e outras informações importantes para a educação do(a) seu(sua) filho(a). Será preenchida pela professora em sala de aula e deve retornar assinada (de caneta azul ou preta), diariamente, pelos pais ou responsáveis. (Obs.: Não deve ser assinada por outras pessoas). É muito importante o acompanhamento dos pais nas tarefas diárias de seu(sua) filho(a).
BRINQUEDOS – Pedimos aos pais para não enviar brinquedo e/ou objetos de alto valor econômico ou sentimental. Brinquedos somente deverão ser enviados no dia em que a professora solicitar, para não correr o risco de atrapalhar a aula, pois não nos responsabilizaremos por eventuais danos ou perdas;
UNIFORME – Faz-se necessário o uso do fardamento completo diariamente:
Infantil II e III – short, camiseta e sandálias pretas.
Infantil IV e V – short, camiseta, sapatos pretos e meias brancas.
Obs.1: As meias não podem conter detalhes coloridos.
Obs.2: Quando não for possível vir com o fardamento completo, justificar na agenda e o(a) aluno(a) deverá vir à paisana.
BANHO DE BICA – Eventualmente realizamos em nossa escola um alegre banho de bica. As professoras informam o dia e os procedimentos através da agenda;
TAREFAS – As tarefas domiciliares servem como um reforço diário do que é estudado em sala de aula, por isso devem estar sempre em dia;
REUNIÃO ENTRE PAIS E ESCOLA – É a maneira mais eficaz de compreender as diversas situações da vida escolar de seu(sua) filho (a), por isso, sempre que solicitada, sua presença é indispensável;
CONTATO COM OS PROFESSORES – É realizado nos encontros para entrega de boletins bimestrais. Caso haja necessidade urgente, será necessário marcar horário para atendimento com a Coordenação;
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA – Estamos à disposição dos pais/responsáveis e dos alunos para que haja um elo de comunicação entre Família e Escola. No caso de críticas, sugestões, elogios ou dúvidas procure à Coordenação ou a Direção da Escola. Assuntos pertinentes à Escola deverão ser tratados na Escola.
Nossas Atividades
FESTAS COMEMORATIVAS
Algumas datas comemorativas e temas importantes são trabalhados com nossos alunos através de homenagens, festas, reflexões e apresentações artísticas, onde as crianças têm a oportunidade de trabalhar a expressão de emoções e de estar em contato com outras formas de linguagem, realizando, assim, um aprendizado mais significativo. Por isso, estas comemorações têm destaque especial em nosso currículo. Dentre elas estão: Carnaval, Páscoa, Festa Junina, Dia das Mães e dos Pais, Dia das Crianças e o Natal.
DATAS CÍVICAS E SOCIAIS
Dentro do nosso currículo trabalhamos ainda as datas que têm importância em nossa história e que precisam ser exploradas de maneira a estimular a criticidade de nossos alunos. Exemplos: Dia do Índio, Descobrimento do Brasil, Dia do Livro, Independência do Brasil, Folclore, dentre outros.
UNIDADES SEMANAIS
Além das disciplinas do currículo, trabalhamos ainda com as Unidades de Integração, que abordam temas diversos, nos quais o aprendizado pode ser vivenciado a partir das acolhidas e fundamentado no decorrer da semana em sala de aula. Os temas são referentes à saúde, preservação da natureza, cuidados pessoais, dentre outros.
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Nossa bibliotecária realiza um trabalho belíssimo de contação de histórias aos nossos alunos da Educação Infantil e Fundamental I. Geralmente elas ocorrem uma vez por mês, e as histórias são escolhidas de acordo com a faixa etária das crianças, e tratam de assuntos relevantes como valores, cultura e família.
No dia da contação, existe uma preparação toda especial. Nossa biblioteca ganha cenário, música, adereços e figurino. Tudo feito com muito carinho para encantar as nossas crianças e assim poder estimular o gosto pela leitura.
ARTES
Valorizamos a criatividade e a imaginação de nossas crianças promovendo atividades bem diferentes e coloridas, que utilizem diversos tipos de materiais e que possibilitem explorar as habilidades artísticas dos(as) nossos(as) pequenos(as). Os trabalhos realizados podem ser enviados para casa, ou por vezes, apreciados em exposição aberta à visitação de pais e convidados.
LITERATURA INFANTIL
As crianças são convidadas a entrarem no mundo mágico das histórias infantis. Seja como ouvintes na Contação de Histórias, nas visitas à biblioteca ou como protagonistas em encenações. Elas embarcam no fantástico mundo da imaginação que só a leitura pode oferecer. Nossa Biblioteca é refrigerada e dirigida por uma profissional graduada em Biblioteconomia.
SOR – SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA
O SOR foi implantado em dezembro de 2015 e tem como objetivo atuar em conjunto com as Coordenações Pedagógicas num trabalho de reflexão humana e religiosa com os alunos, pais, professores e demais colaboradores.
O setor promove uma educação baseada nos valores essenciais da vida humana (respeito, educação, diversidade e solidariedade), sendo alicerçados nos valores cristãos de modo equilibrado e ético na prática cotidiana.
Ao longo do ano letivo trabalhamos com exposições temáticas e comemorações das datas religiosas para alcançar este objetivo. Dentre as nossas atividades na Educação Infantil, podemos citar:
– Visitas nas salas de aula;
– Exercícios de pintura e de colagem referentes ao tema trabalhado na etapa;
– Conversa informal, de acordo com a linguagem infantil, para reflexão de temas religiosos;
PROJETOS INTERDISCIPLINARES
Ao longo do ano, trabalhamos com nossas turmas, diversos temas de nosso currículo, através de projetos. Desta forma, a aprendizagem passa a ser significativa, centrada nas relações, nos procedimentos e nas vivências. Projetos comumente realizados: Projeto da Campanha da Fraternidade, Projetos Literários, Histórias Bíblicas, dentre outros;
TEATRO
O teatro estimula a criança no seu desenvolvimento mental e psicológico, por essa razão, a escola sempre promove o contato com diferentes linguagens, como a fala, o gesto, a dramatização e a mímica. Também temos a prática de levar nossos alunos a espetáculos infantis em teatros locais.
CAMPANHAS BENEFICENTES
O Colégio Cônego, com vivência em seus valores cristãos, acredita que crescer com responsabilidade, solidariedade e fraternidade é retornar para a sociedade um pouquinho daquilo que temos, por isso, em momentos oportunos, promovemos campanhas de arrecadação para beneficiar instituições de Fortaleza. Objetivamos sempre despertar em nossos alunos o espírito da solidariedade nas causas sociais.