Escolher uma profissão é uma necessidade. Entretanto a cada dia percebemos que os jovens apresentam maior dificuldade para fazer uma opção, pois um universo de cursos e novas especializações têm surgido e, junto a isso, o fascínio por conhecer coisas novas vai tomando conta a medida que a tecnologia se renova a todo instante, em ritmo frenético.
Além dessas questões, o momento de escolha da profissão coincide com a fase de desenvolvimento na qual o jovem está definindo a sua identidade, em que ele percebe quem quer ser e quem não quer ser. Então é justamente o momento no qual afloram os gostos, os interesses e as motivações.
Em meio a tantos conflitos, a Orientação Profissional surge na escola para facilitar esse momento de escolha do jovem, auxiliando-o a compreender sua situação de vida, na qual estão inclusos aspectos pessoais, familiares e sociais. É a partir dessa compreensão, que ele terá condições de realizar uma escolha madura, afinal, essa escolha definirá seu projeto de vida.
O SOEP (Serviço de Orientação Educacional e Psicológica) desenvolve a Orientação Profissional com as turmas do Ensino Médio (1º ao 3º Ano). São encontros semanais, que trabalham atividades e conceitos para facilitar que o próprio jovem descubra qual caminho quer seguir.
Para ajudar nessa escolha, são trabalhados os seguintes aspectos:
– Conhecimento de si mesmo;
– Conhecimento das profissões;
– Escolha propriamente dita.
As atividades da Orientação Profissional são:
– Encontros semanais com a psicóloga escolar;
– Atividades em grupos;
– Dinâmicas;
– Visitas em Feiras de Profissões;
– Círculo de palestras com profissionais convidados;
– Realização do teste vocacional.
Família e escola devem caminhar juntas durante este processo. Na prática, os pais podem e devem conversar com seu(sua) filho(a) para ajudá-lo(a) a se decidir. Nesta fase de identidade profissional, os jovens sentem-se mais seguros se tiverem apoio.