Ensino Infantil

Do infantil I ao Infantil V

No Cônego, a Educação Infantil é o início de uma jornada de descobertas, onde acolhimento e excelência pedagógica caminham juntos. Acreditamos que aprender começa cedo e, por isso, nossos alunos já têm acesso a aulas de inglês, musicalização e recreação direcionada, que ampliam o repertório cultural e fortalecem o desenvolvimento cognitivo.

Além disso, trabalhamos o sócio-emocional desde cedo, com atividades lúdicas que ajudam as crianças a reconhecer, expressar e lidar com seus sentimentos, desenvolvendo empatia, respeito e cooperação.

Nosso ambiente é seguro, estimulante e afetivo, proporcionando vivências que despertam a curiosidade, elevam a autoestima e constroem bases sólidas para o aprendizado. Cada conquista é celebrada, preparando nossos pequenos para ingressar no Fundamental I com confiança, autonomia e entusiasmo.

imagem dos alunos

COMO DESENVOLVEMOS NOSSO TRABALHO

– Nosso trabalho é baseado em algumas vertentes pedagógicas, geralmente trabalhamos com aulas expositivas, nas quais temos como princípio a transmissão dos conhecimentos por intermédio da aula do professor. Outra metodologia é através de vivências, pelas quais a criança aprende a partir das relações de interação estabelecidas entre elas e o meio em que estão inseridas, contribuindo assim para o seu desenvolvimento sócio–cognitivo.

– Por intermédio do canto, da dança e do teatro, trabalhamos a expressão de emoções e contribuímos para que a criança tenha um melhor desempenho de aspectos, como a motricidade, a socialização, a concentração, o equilíbrio, o desenvolvimento da linguagem, dentre outros;

– Manuseio de diferentes materiais e participação de atividades diversificadas, como os circuitos de psicomotricidade (aulas de recreação semanais) e eventos extras, como aulas recreativas em campo;

– Contato com diferentes linguagens, como a fala, o gesto, a escrita, o desenho, os jogos, a dramatização, a mímica e os vídeos.

– Paralelamente às disciplinas de Matemática, Linguagem e Natureza e Sociedade, são desenvolvidas as Unidades de Integração, nas quais o aprendizado pode ser vivenciado a partir das acolhidas e fundamentado no decorrer da semana em sala de aula;

– São realizados também Projetos Interdisciplinares (projeto de leitura, culinária, artes etc.) que favorecem à criança o desenvolvimento progressivo de capacidades associadas às quatro competências linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.

– São desenvolvidas atividades recreativas com os alunos do Infantil II ao Infantil V. O intuito é proporcionar momentos lúdicos que trabalhem aspectos relacionados à psicomotricidade.

Algumas das atividades desenvolvidas:

  • Eventos recreativos, culturais e comemorativos.

  • Trabalhamos a importância que as datas cívicas e sociais tem na nossa história.

  • Na nossa biblioteca realizamos a contação de histórias vom temas de acordo com faixa etária e que tratam valores, cultura e família.

  • Promovemos atividades artísticas que valorizam a criatividade e imaginação.

  • Trabalhamos com projetos interdisciplinares que visam aprendizagem significativa centrada nas relações, nos procedimentos e vivências.

Uma escola completa
está além das aulas

Estamos comprometidos com a qualidade educacional e alinhados aos nossos valores, sustentados pelos três pilares que nos definem: Excelência Pedagógica, Disciplina e Valores Cristãos.