SOR – Serviço de Orientação Religiosa

O Colégio Cônego, desde sua fundação em 15 de outubro de 1983, prioriza em suas rotinas pedagógicas um olhar voltado para a Formação Humana e Cristã de toda a organização. O casal fundador do colégio Cicinato Leite (Sr. Gentil) e Cesarina Leite, estabeleceram no P.P.P. (Plano Político Pedagógico) do colégio um olhar diferenciado para a educação dos alunos e colaboradores. Os valores cristãos e humanos sendo aplicados na rotina pedagógica auxiliam no pleno desenvolvimento do ser. Tais valores são responsáveis para uma disciplina ética e responsável. Esta é a essência do Colégio Cônego e por causa desta realidade, em dezembro de 2015, na gestão dos diretores Gentil Leite e Dona Cesarina, foi criada uma coordenação que alimentaria esta essência cristã nas rotinas pedagógicas, o SOR. O Serviço de Orientação Religiosa (SOR) é um setor da escola que juntamente com as demais coordenações promove a Formação Humana e Cristã de nossos alunos e colaboradores. Trabalhar os valores é garantir que haja uma sociedade mais humana e mais digna.

O SOR (Serviço de Orientação Religiosa) em suas atribuições, destacamos:

  1. Projeto de Valores: Este projeto tem como objetivo trabalhar um valor a cada bimestre, tais como: Respeito, Educação, Justiça e Solidariedade. Todo o colégio se envolve com a conscientização e prática do projeto nas rotinas pedagógicas.
  2. Formação Humana e Cristã: A formação humana e cristã é direcionada para todo o colégio através de aulas próprias (Infantil ao Fundamental II) e momentos reflexivos no Ensino Médio.
  3. Acompanhamento de Orientação Humana e Educacional: Algumas demandas internas que envolvam comportamento e que prejudiquem o processo de aprendizagem são direcionadas para uma conversa.

ATIVIDADES:

– Abertura anual da Campanha da Fraternidade Ecumênica;

– Projetos interdisciplinares sobre a C.F.E. (Campanha da Fraternidade Ecumênica);

– Momento de reflexão da Páscoa (alunos e colaboradores);

– Atividades do mês Mariano e Coroação de Maria;

– Abertura do mês da Bíblia em Setembro;

– Momento reflexão natalina (alunos e colaboradores);

– Disciplina de Formação Humana e Cristã, do Infantil V ao 8º Ano do Ensino Fundamental II;

– Momento ecumênico de término de curso com os 9º Anos do Fundamental II e 3º Anos do Ensino Médio;

– Preparação para a catequese infantil;

– Comemoração de aniversário do colégio.